A UNEC TV nasceu a partir de um sonho antigo do Prof. Eugênio Maria Gomes e da Jornalista Solange Araújo. A oportunidade de se colocar em prática o projeto surgiu quando uma das TVs locais – TV A SEMANA -, resolveu encerrar as suas atividades. A proposta foi apresentada ao então Diretor Executivo da Funec – Prof. Antônio Fonseca da Silva -, que prontamente aceitou estudar o projeto. Após semanas de negociações e de outras tantas de preparação da nova emissora, a UNEC TV iniciou as suas atividades, em 6 de setembro de 2016. O primeiro programa a ser exibido na emissora foi o “COMEÇO DE CONVERSA”, tendo como entrevistado o Juiz Eleitoral de Caratinga, Dr. Alexandre Ferreira. E a emissora chegou enfrentando um grande desafio: o de realizar e transmitir o debate entre os candidatos ao cargo de prefeito do município de Caratinga, em parceria com a TV LESTE, afiliada da Rede Globo, na época. O evento foi um sucesso e foi apresentado, simultaneamente, nas duas emissoras. A coragem da equipe da TV, em assumir tal desafio, foi fundamental para apresentar a emissora, ao grande público que assistiu ao debate, como uma TV Universitária que estava chegando, de fato, para ficar.
As Tvs Universitárias enquadram-se no conceito das emissoras integrantes do “campo público”. A Lei 8977 estabelece que as TVs Universitárias sejam diretamente ligadas a instituições públicas ou que estejam ligadas e sejam mantidas por instituições sem fins lucrativos, o que não se aplica a várias faculdades e centros universitários. Assim, o dito “Movimento de Democratização Audiovisual”, reflexo da expansão das TVs Universitárias – a partir da regulamentação das TVs por assinatura – acabou por acirrar a concorrência entre as TVs Educativas – entre elas – e as Tvs que utilizam a comunicação como um negócio para obtenção de lucro financeiro, muitas delas travestidas de TVs Universitárias. Além disso, o cenário atual da comunicação audiovisual está marcado pela sensação de “excesso de informação” e “informação inservível”, pela quantidade e variedade de mídias disponíveis, bem como pelo comportamento do consumidor em relação à Comunicação e aos veículos utilizados por ela.
A partir do cenário na época em que iniciou as suas atividades, a UNEC TV precisava preencher, com qualidade, a sua grade de programação. Naquele momento, realizar parcerias com outras emissoras, foi fundamental para o cumprimento de seus objetivos.Retransmitimos programas, com conteúdo, de várias emissoras, ao mesmo tempo em que fornecíamos os nossos às emissoras locais, buscando também aproximar o telespectador com a nossa programação. Ademais, era preciso fortalecer os vínculos de parceria na região geográfica em que os alunos e futuros alunos do Centro Universitário de Caratinga estivessem presentes. Assim foi feito, com a UNEC TV contribuindo com uma programação de conteúdo, com alto nível de produção, mas em contrapartida “pegando uma carona” na grade de emissoras com posição muito mais consolidada em relação à audiência e ao Market Share. Ao final do primeiro semestre de 2017, a UNEC TV já conseguia preencher toda a sua grade com conteúdos produzidos diretamente por ela. Hoje, com a sua grade completa, a UNEC TV ainda disponibiliza alguns programas às TVs locais.
A Unec TV busca, através de sua grade de programação, em parceria com outras emissoras, agregar valor à FUNEC e às suas mantidas (UNEC, CASU – Hospital Irmã Denise, Escola “Prof. Jairo Grossi” e outras), buscando o fortalecimento da Missão e a manutenção dos Valores da mantenedora, bem como ser um veículo facilitador para o alcance de sua Visão de Futuro. Ao mesmo tempo, a UNEC TV busca se firmar como TV Universitária, focando a sua produção no conteúdo de qualidade, que atenda aos interesses de seus alunos e funcionários, da comunidade, dos parceiros e da mantenedora, baseando suas atividades na comunicação social responsável.
Em setembro de 2018, ao completar dois anos de fundação, a UNEC TV apresentou o seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, com revisão prevista para 2020. Até o final de 2019, foram muitas as conquistas em termos de cumprimento das metas estabelecidas, assim como muitas outras também já haviam sido relacionadas para a revisão prevista para setembro do ano seguinte. É que “Televisão é isso, é erro e acerto” e sua direção já tinha em mente todas as mudanças que se faziam necessárias para que o comprimento de sua Missão e o alcance de sua Visão de Futuro fossem atingidos com mais facilidade.
Ocorre que, no ano previsto para a efetivação da revisão de seu Planejamento Estratégico, o mundo foi tomado de sobressalto pela pandemia do Coronavírus, trazendo grandes mazelas à humanidade, marcando-a pela dor e pela tristeza. Apenas no Brasil, já são centenas de milhares de vidas perdidas, de sonhos interrompidos, e milhões de pessoas imersas na mais profunda angústia, pela saudade de seus entes queridos. O coronavírus trouxe, ainda, recessão, desemprego e fome, exacerbando a já imensa desigualdade social existente no país. Foram momentos difíceis para todos – pessoas, governos e instituições -, incluindo-se nesse rol a Fundação Educacional de Caratinga e suas mantidas.
Particularmente a UNEC TV, com praticamente toda a sua programação gerada em estúdios, teve de colocar seus colaboradores em Home Office, haja vista a determinação legal, no âmbito estadual (acatado pelo município de Caratinga) acerca do fechamento de algumas atividades. Ação que acabou por determinar a reprise dos programas da TV (Começo de Conversa, Crônicas do Cotidiano, Saúde em Dia, 60 Segundos, Nossa Gente, Língua Portuguesa, Diversidade, Momento de Fé e Gestão em Ação), com exceção do Jornal Panorama que passou a ser exibido com mais frequência (acabou se tornando diário, de segunda a sexta-feira), mas com todo o trabalho de edição, gravações das chamadas, cabeças etc. feitas pelos profissionais, em suas próprias casas.
Em julho de 2021, a emissora retornou com as suas atividades ao sistema presencial, porém com todas as dificuldades ainda impostas pela pandemia, tais como a manutenção do distanciamento social, o uso de máscaras, a limitação do número de pessoas por ambiente, entre outras regras sanitárias. No momento em que iniciamos a revisão deste Planejamento (25 de outubro de 2021), as medidas sanitárias – determinadas pelo Estado e devidamente acatadas pela Funec -, ainda se encontram ativas. No entanto, além de termos aprendido a lidar com elas com segurança e desenvoltura, a vacinação de todos os funcionários nos permitiu uma melhor flexibilidade no desenvolvimento das atividades.
MISSÃO – Levar a seus diversos públicos, através de seu canal próprio, das emissoras parceiras e das diversas mídias disponíveis, conteúdo de qualidade, fortalecendo a Missão da Mantenedora e de suas Mantidas, objetivando o desenvolvimento das pessoas e das organizações, de forma socialmente responsável.
VISÃO – Ser reconhecida como uma das melhores TVs Universitárias da Região Leste do Estado de Minas Gerais.
VALORES – • Conteúdo Educativo e Cultural • Ética e Responsabilidade social • Valorização das pessoas • Criatividade e Inovação • Sentimento de pertença • Equipe colaborativa • Respeito ao consumidor • Credibilidade na Informação
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